17/05/2016
Vereador Prego quer homenagear co-fundador de Amambai

Foi apresentado na sessão ordinária dessa segunda-feira (16), na Câmara Municipal, o projeto de lei de autoria do vereador Anilson Prego (PT) que em súmula, denomina o Parque do Pôr do Sol como ‘Parque Júlio Meneses Nunes’, nome de um dos pioneiros do município.


Em 2015, o vereador Jaime Bambil (PMDB), solicitou em uma sessão do Legislativo Municipal, a construção do parque, ideia que só foi viabilizada devido a devolução de duodécimo. O parque será construído nas imediações do Córrego Areião e segundo o projeto apresentado, terá espaço para eventos, quadras desportivas, pista de caminhada e academia de ginástica.


Segundo Prego, Júlio Meneses Nunes foi uma das figuras mais importantes no processo de desenvolvimento de Amambai e merecedor de tal homenagem. “O Sr. Júlio foi um homem de visão, que acreditou no município e que através do trabalho ajudou a construir uma Amambai melhor. Sem dúvidas devemos muito a esse homem, que é mais que merecedor dessa singela homenagem”, declara o vereador.


SOBRE O HOMENAGEADO


Nascido na região denominada na época como Mirim, atualmente município de Tacurú, no dia 13 de maio de 1908, o amambaiense Júlio Meneses Nunes é filho de Pedro Ferreira Nunes e Praxedes Elfrides Meneses. Aos dez anos de idade, seus pais mudaram-se para a Fazenda Porto Domingos, na época distrito de Paranhos, no município de Amambai, onde Júlio permaneceu por 50 anos.


Júlio foi pecuarista, agricultor e comerciante. Organizou várias viagens para a região pantaneira do Estado, na qual levava fumo, cachaça e outros produtos produzidos na fazenda para serem comercializados ou trocados por gado.


Em 1957 foi efeito vereador em Amambai, representando com honra os habitantes da região. Sem receber qualquer tipo de remuneração, saia com um dia de antecedência de Porto Domingos para comparecer às sessões do Poder Legislativo Municipal.


Júlio Meneses Nunes faleceu no dia 25 de outubro de 2007, com 99 anos. Com a certeza do dever cumprido, Júlio deixou seu legado na história de Amambai e muitas lembranças no coração dos que aqui vivem.

Estado do Mato Grosso do Sul
Câmara de Amambai
Rua Sete de Setembro, 3359 – Fone: (67) 3481-1551